Pode ser em um belo café da manhã, um almoço em família ou em forma de petiscos para as visitas da tarde, realmente não importa qual a ocasião, o queijo é sempre bem-vindo, mas não basta apenas compra, é necessário também saber como armazenar queijos e todas as dicas você confere aqui!

Degustar queijos é uma experiência sempre saborosa, mas o desafio está em como armazenar queijos após a compra, mantendo sempre a qualidade, com seu sabor original. Algumas dicas são muito importantes e vão fazer toda a diferença!

Não existem muitas regras de como armazenar queijos, mas o primordial é manter o queijo sempre refrigerado após aberto, mesmo que não se encontre em refrigeração no momento de compra, sendo assim pode guardá-lo na geladeira, especialmente na gaveta de legumes. Outra dica é sempre conferir a data de validade do queijo e o tempo que ele pode ser consumido após aberto. Os queijos podem ser guardados em suas embalagens originais, ou até mesmo em recipientes de plástico com tampa, mas evite colocar queijos diferentes em um mesmo recipiente, para que os sabores e cheiros não se misturem.

O ideal é sempre retirar o queijo da geladeira 40 minutos antes de servir e limpar sempre a faca, para não usar no corte de queijos diferentes, afetando também seu sabor original. Mas lembre-se: cada queijo tem uma particularidade e merece uma atenção especial, confira:

  • Queijos brancos: Antes de abrir a embalagem dos queijos brancos, é necessário lavar a mão e o queijo com água mineral, isso irá retirar todo o soro acumulado. Como o queijo branco contém pouca gordura, quando aberto, pode ser consumido em até 3 dias na geladeira, entretanto, se armazenar o queijo em um pote limpo e fechado, e ainda lavá-lo sempre que possível, ele pode durar mais.
  • Queijos mais duros: Estes queijos costumam ficar um pouco esbranquiçados após abertos, neste caso, basta passar um pano contendo água e sal, secar o queijo e depois consumir normalmente, sem a casca. Caso o queijo tenha bolores, retire a parte embolorada, pois o bolor demora para penetrar no conteúdo.
  • Queijos amarelos: Mantenha sempre este queijo na geladeira, preferencialmente na gaveta de legumes, por ser um local menos frio e mais úmido, também pode embrulhar estes queijos com filme plástico ou papel de seda.
  • Queijos azuis: Devem sempre ser armazenados em potes fechados, com um papel absorvente embaixo, evitando assim “melar” a crosta do queijo.

Para algumas pessoas saber como armazenar queijos é sempre um desafio, no entanto é importante manter sempre o queijo em pote fechado, mas que também tenha um espaço suficiente para que ele possa “respirar”. Ah, coloque também papel absorvente para absorver a umidade.

Com estas dicas, temos certeza que todos os fãs desta iguaria já sabem como armazenar queijos, assim eles podem durar mais, como seus momentos de sabor!

 

 

*fonte: http://www.produtosfinos.com.br/queijos/como-armazenar-queijos